Fale no WhatsApp
Aguarde. Carregando informações.

Teste de Covid-19: quais os tipos de exame e quando devem ser feitos?

Sabemos que existem diferentes tipos de teste para detectar a COVID-19 e que a realização dele para obter o diagnóstico correto quando há sintomas é uma medida importante para controlar a transmissão do vírus.


Especialistas de várias partes do mundo já deixaram claro que o controle da Covid-19 em qualquer país depende de uma boa medida de testar a população. Independente de ser para identificar a presença do vírus ou para a contribuição para estudos, os testes disponíveis apresentam variados graus de sensibilidade e tem um momento ideal para serem feitos.
A seguir, confira os testes que realizamos no Laboratório Martins Pinto, como é feito e o tempo para sair o resultado:

 

TESTE RÁPIDO
Feito com uma amostra de sangue obtida por coleta venosa (coleta de sangue normal) esse material é centrifugado e após isso colocamos num kit de imunocromatografia para detectar a presença dos anticorpos no sangue, com indicação visual do resultado.
Quando devo fazer esse exame? Idealmente após 8 dias de sintomas
Em quanto tempo sai o resultado? Até às 16h.
*Preços e condições especiais.
*Não faz pelo convênio.

TESTE SOROLÓGICO - Detecta a presença de anticorpos no sangue pela metodologia de quimioluminescencia (CLIA) ou ELISA.
Esses anticorpos são a resposta do nosso organismo à em combate à doença, por isso deve ser realizado por quem já teve a doença. Esse exame é feito por meio do sangue venoso, que é coletado e armazenado em tubos para ser analisado em laboratório.
Esse exame pode pesquisar: IgM, aparece no organismo em geral após 7 dias de sintomas, é a resposta aguda; IgG, consuma a aparecer no organizando após 14 dias de sintomas, é a resposta tardia conhecido como “cicatriz sorológica” e o Ig Total, que pesquisa ambos anticorpos porém não diferencia o igM do igG, pode ser feito após 7 dias de sintomas.
Quando devo fazer esse exame?
IgM após 7 dias
IgG após 14 dias
IgTotal após 7 dias
Em quanto tempo sai o resultado? Resultado em até 5 dias

 

PCR - RESULTADOS EM 24H
Este teste é considerado o padrão ouro para diagnosticar o coronavírus, pois ele constata a presença do Sars-Cov-2 na amostra do paciente, por isso o ideal é que seja feito na primeira semana de sintomas. Para ser feito, é feita a análise da secreção respiratória, colhida no nariz por meio do swab (tipo um cotonete).
Quando devo fazer esse exame? Idealmente em 3 a 7 dias de sintomas.
Em quanto tempo sai o resultado? Em até 24H

 

Para mais informações sobre os nossos tipos de exames, unidades e convênios, entre em contato pelos telefones:
Whatsapp: (82) 99958-0009.
(serviço disponível em dias úteis a partir de 10:00h)
Contato: (82) 3202-7084/ (82) 3202-7085.