Fale no WhatsApp
Aguarde. Carregando informações.

Outubro Rosa: o câncer de mama no alvo da prevenção

A campanha Outubro Rosa, é um movimento que ocorre mundialmente, sempre no mês de outubro, e visa alertar a sociedade da importância do diagnóstico precoce do câncer e mama. Durante todo o mês, diversas entidades dos mais variados seguimentos do setor econômico abordam o tema para encorajar as mulheres a fazer seus exames com regularidade, além de disseminar informações de dados preventivos que ressaltam a importância de olhar com atenção para a saúde feminina, o acesso ao serviço médico e suporte emocional, para garantir um tratamento com mais qualidade.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é o aparecimento de um tumor do tipo maligno que ataca o tecido mamário, e é um dos mais comuns, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve a partir de uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando a multiplicação anormal de células que geram o cisto.

Por que fazer a mamografia?

Porque a mamografia é atualmente a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Quais são as causas do câncer de mama?

A doença pode se dá por diversos motivos, desde genéticos, hereditários, comportamentais ou por desregulações hormonais. Os únicos fatores que você pode fazer algo a respeito são sobre os fatores comportamentais ou até hormonais. Por isso damos algumas dicas, como: não ingerir bebidas alcoólicas, tomar cuidado com a obesidade e sobrepeso, praticar esportes, ter uma alimentação saudável, fazer uso correto de contraceptivos e ter acompanhamento médico se fizer reposição hormonal após menopausa.

Como é feito o tratamento do câncer de mama?

O tratamento dessa doença depende do estágio em que ela se encontra e do tipo de tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Quando esse câncer é descoberto no início tem maior potencial curativo.

Aqui no Laboratório Martins Pinto disponibilizamos uma gama de exames que te auxilia a cuidar da sua saúde e prevenir doenças.