Fale no WhatsApp
Aguarde. Carregando informações.

Novembro Azul: Um toque pode salvar vidas

Estatísticas do INCA – Instituto Nacional do Câncer, aponta que em 2020 o câncer de próstata foi responsável por 29,2% dos casos de cânceres incidentes no sexo masculino. A próstata é uma glândula, que apenas os homens possuem e se localiza na parte baixa do abdômen, é um órgão pequeno, tendo formato parecido com uma maçã. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil é o segundo tipo de câncer mais comum dentre os homens e tem sua taxa maior em países desenvolvidos, em comparação com países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Geralmente acomete mais indivíduos na terceira idade, já que cerca de 75% dos casos mundiais ocorrem a partir dos 65 anos, porém os médicos recomendam que homens a partir de 50 anos, façam anualmente o exame de próstata.

O que aumenta os riscos de câncer de próstata?

  • A idade é um fator importante, visto que a incidência e a mortalidade aumentam após os 50 anos;
  • Fatores genéticos;
  • Maus hábitos alimentares e estilo de vida;
  • Excesso de gordura corporal.

Quais são os principais sinais e sintomas?

Inicialmente não apresentam sinais, sendo uma fase em que a doença é silenciosa. Quando apresentam algum sinal é efeito do crescimento benigno da próstata (dificuldade ao urinar, urinar várias vezes durante o dia ou a noite). Em estágios mais avançados pode provocar dor óssea, sintomas urinários, e em casos graves infecção generalizada e insuficiência renal.

Como detectar o câncer?

Como não existem medidas preventivas especificas para o câncer de próstata, o sucesso do tratamento depende em grande parte do diagnóstico precoce, que pode ser realizado através de exames específicos como: o toque retal e a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Que devem ser realizados anualmente por homens a partir dos 50 anos de idade.

Como é feito o tratamento?

Dependendo do estágio da doença e de outros fatores, as principais opções de tratamento para homens com esse tipo de câncer podem incluir conduta expectante, cirurgia, radioterapia, criocirurgia, hormonioterapia, imunoterapia, quimioterapia e tratamento da disseminação da doença para os ossos.

No Laboratório Martins Pinto, é possível a fazer o exame de PSA, realizado após 50 anos de idade ou 45 anos (em situações especiais). Basta entra em contato com nossa Central nos telefones (82) 3202.7084 ou (82) 3202.7085, ou dar um oi através de nosso WhatsApp (82) 99958.0009 e agendar seus exames.