#MarçoLilás: a importância da conscientização e combate ao câncer de colo uterino
Você sabia que o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres? Assim, para conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame de prevenção, foi criado o “Março Lilás”, mês alusivo ao combate a esse tipo de doença.
Para homenagear este período tão importante para a saúde da mulher, vamos te ajudar a entender sobre o assunto, respondendo algumas perguntas frequentes:
1. O que é o câncer de colo uterino?
De acordo com estudos, o câncer é associado principalmente à infecção pelo Papilomavírus humano, o HPV. Esse vírus é transmitido normalmente em relações sexuais. Vale ressaltar, porém, que a maioria das mulheres que se infectam por HPV se curam espontaneamente e apenas uma pequena parte delas pode evoluir para tumores invasores.
2. O que aumenta o risco?
Além do HPV, outros fatores que podem aumentar o risco do desenvolvimento da doença, são: início precoce de atividade sexual, histórico familiar, tabagismo, higiene inadequada e imunidade comprometida.
3. Como prevenir?
Além de preservativos (para se proteger do HPV e de outras doenças sexualmente transmissíveis), a vacinação conta HPV é necessária (é assegurado a imunização de meninas entre 9 e 14 anos, pelo Ministério da Saúde).
4. Quais exames fazer para diagnosticar a doença?
Existem algumas formas de identificar o câncer, principalmente de maneira precoce, sendo uma das mais comuns o exame de Papanicolau, que ajuda a encontrar células anormais ou o câncer do colo do útero em estágio inicial.
5. Como é feito o tratamento?
Como outros tipos de câncer, a doença tem o tratamento definido a partir de uma avaliação médica, a depender do estágio da doença. As alternativas são: quimioterapia; cirurgia; radioterapia.
No Laboratório Martins Pinto, é possível a realização do rastreio do HPV através da Citologia Oncótica (o Papanicolau) ou Citologia Oncótica em meio líquida.