Aguarde. Carregando informações.
Resultados Online Entrar

5 coisas que você não sabe sobre a vacina contra a Covid-19

A vacina finalmente está entre nós, brasileiros! Com sua chegada tão esperada, surgem vários mitos e informações falsas que devem ser esclarecidas.

Separamos então 5 informações importantes sobre a vacina CoronaVac - do Instituto Butantan, que podem te ajudar e responder alguns questionamentos:

 

1. Quem já teve COVID pode tomar a vacina

Sim! De acordo com os últimos estudos, a vacina não oferece riscos para quem já teve Covid-19, independente da gravidade. Como ainda existem incertezas sobre as variações da memória imunológica por quem já teve a doença, também é cedo para afirmar o quanto tempo vai durar a proteção trazida pela vacina.

 

2. Transplantados podem tomar a vacina

A vacina CoronaVac, do Instituto Butantan (que chegou em maior escala aqui no Brasil)  é de vírus inativo e costuma dar poucas reações. No caso do transplantado, pode tomar a vacina. 

 

3. A vacina é realmente eficiente

Estudos realizados em 9.242 voluntários, mostraram 100% de eficácia para os casos graves, 77% casos leves e 50% para muitos leves. Isso quer dizer que 100% das pessoas que pegarem, não vão apresentar um quadro grave da doença.

 

4. Se estiver com COVID, não pode tomar a vacina até estar recuperado

É necessário comprimir o isolamento, conforme orientação médica. A vacinação deve ser feita após 4 semanas da doença.

 

5. Quem se vacinar precisa manter as medidas de proteção

Os protocolos de segurança e higiene deve durar por mais um tempo. Como ainda é incerta a imunidade oferecida e há um tempo até a maior parte da população ser vacinada, é provável que as autoridades sigam recomendando o uso de máscaras e evitar aglomeração. Com os novos estudos e resultados, as medidas devem ser revistas.

Gostaram das dicas?

É importante frisar que em caso de alergia, doenças auto imunes ou oncológicas, é necessário consultar o médico que o acompanha antes da vacina.