EXAMES DE Mielograma
CONHEÇA MAIS SOBRE ESSE EXAME.
O que é Mielograma?
O Mielograma é um exame que avalia a medula óssea. Para este fim, é realizada a punção aspirativa de medula, que coleta o material necessário na avaliação da morfologia e da produção de diferentes linhagens das células sanguíneas. É uma ferramenta útil no diagnóstico de várias doenças hematológicas e na avaliação da celularidade da medula óssea.
Alguns testes altamente especializados como citogenética, imunofenotipagem e análise molecular podem ser realizados a partir das amostras extraídas no Mielograma. Além disso, o material retirado é muito importante no estabelecimento de diagnósticos de leucemias e linfomas.
O procedimento é realizado com anestesia local na pele, onde se introduz a agulha de coleta até que esta alcance o interior do osso, sendo feita a aspiração da medula óssea ou retirado um pequeno fragmento ósseo. A crista ilíaca anterior ou posterior (osso do quadril) é o local em que a aspiração e a biópsia de medula óssea podem ser realizadas com segurança. No esterno a medula pode ser aspirada, mas a biópsia é contra-indicada neste local.
A aspiração da medula óssea e biópsia são indicadas principalmente para:
- Avaliação de anemia inexplicável, leucopenia (diminuição do número de leucócitos), trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas) ou pancitopenia (diminuição global dos elementos do sangue);
- Diagnóstico ou estadiamento de linfomas;
- Diagnóstico e avaliação dos distúrbios de células plasmáticas e leucemias;
- Avaliação do metabolismo e estoques de ferro;
- Avaliação de febre de origem indeterminada;
- Esplenomegalia (aumento do baço) inexplicada.
Instruções para Exame
A decisão de submeter o paciente a este procedimento deve ser feita pelo médico prescritor, após a avaliação de informações da história clínica, estudos laboratoriais e exames físicos. O exame é contra indicado a portadores de hemofilia e coagulopatia grave.
Não é necessário preparo para realização do exame.