Aguarde. Carregando informações.

EXAMES DE Liquor

CONHEÇA MAIS SOBRE ESSE EXAME.

O que é o Líquor?

O Líquor, conhecido também como Líquido Cefalorraqueano, ou popularmente, como líquido da espinha, é um fluído corporal transparente e incolor produzido pelo cérebro. Ele está concentrado em parte da cabeça, e da coluna. Sua análise é fundamental para o diagnóstico de doenças que atuam no Sistema Nervoso Central. O Exame do Líquido Cefalorraqueano ou Cefalorraquidiano (LCR) ou líquor vem sendo utilizado como arma de diagnóstico desde o final do século XIX, contribuindo, significativamente, para o diagnóstico de patologias neurológicas. Além do diagnóstico, a análise do LCR permite o estadiamento e o seguimento de processos vasculares, infecciosos, inflamatórios e neoplásicos que acometem, direta ou indiretamente, o Sistema Nervoso. Através da punção liquórica é possível, também a administração intra-tecal de quimioterápicos, tanto para tratamento de tumores primários ou metastáticos do Sistema Nervoso Central, como profilaxia do envolvimento neurológico de tumores sistêmicos.

Instruções para Exame

A coleta desse material, aparentemente simples, deve ser realizada por um médico especializado, com amplo treinamento e experiência, através de uma punção bastante cuidadosa na região da coluna.

Não há maiores preparos para que o Exame de Líquor seja realizado, entretanto, o paciente não poderá estar fazendo uso de medicação anticoagulante, ou de drogas que possam interferir na coagulação sanguínea, como anti-inflamatórios.

Não é necessário jejum para sua coleta, porém pode ser solicitado para alguns exames adicionais, confirmar no laboratório. 

 

Sobre o procedimento

Este exame é coletado através de punção na região lombar (nas costas) com agulha especifica e descartável, realizada por um médico especialista. Antes do procedimento, é realizado assepsia do local com álcool 70%, anestesia local e em seguida a punção. A dor é semelhante a da coleta de sangue. 

Para realização do exame, o paciente pode estar em decúbito lateral, em posição 'fetal' com joelhos próximo ao abdome e cabeça fletida( imagem ), ou sentado com a cabeça para baixo.

 

Principais Indicações

O exame de líquor pode ser indicado em qualquer caso de doença que envolva o Sistema Nervoso Central, mas atualmente 80% das solicitações estão relacionadas com sintomas da Meningite. Outros casos frequentes envolvem doenças neurodegenerativas, processos hemorrágicos, pesquisa de neoplasia em SNC, entre outras. 

Contra indicações
  • Uso de anticoagulantes;
  • Uso de anti-inflamatórios;
  • Suspeita de massa cerebral;
  • Lesão no local da punção.